Artigo
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - v.12 - n.1 - p.72
O bibliotecário e a editoração de periódicos científicos (2016)

Autores: Santana, Solange Alves (Universidade de São Paulo (USP)); Francelin, Marivalde Moacir (Universidade de São Paulo (USP))

Assuntos: Librarian; Editorial team; Scientific editing; Scientific journal

Resumo: A editoração científica possui características multidisciplinares e demanda profissionais especializados, dentre eles, o bibliotecário. Diante desse cenário, o presente estudo visa identificar atividades exercidas por bibliotecários em equipes de produção editorial de periódicos científicos. A amostra foi composta por 37 periódicos indexados no Portal de Revistas da USP. Constatou-se que há uma significativa inserção do bibliotecário nas equipes editoriais analisadas e que esses profissionais desenvolvem uma gama de atividades de cunho interdisciplinar, relacionada às áreas de Biblioteconomia, Administração, Editoração e Tecnologia da Informação

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
146 9 57 212

Artigo
Informação & Informação
Perfil e lugar dos arquivos privados institucionais em entidades custodiadoras cariocas (2019)

Autores: Terrada, Gabriela Ayres Ferreira (Fundação Biblioteca Nacional, BNDigital); Fonseca, Vitor Manoel Marques da (Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social)

Assuntos: Ciência da Informação; Arquivologia; Arquivos Privados. Arquivos privados de entidades coletivas. Arquivo permanente. Patrimônio documental.

Resumo: Introdução: A ausência de reflexão na área arquivística sobre arquivos privados de entidades coletivas impõe do estudo de “seu lugar” no atual contexto brasileiro e nas entidades de guarda e preservação da memória nacional. Objetivo: Investigar o perfil e o lugar dos arquivos privados de entidades coletivas em entidades custodiadoras de acervo arquivístico da cidade do Rio de Janeiro. Metodologia: Pesquisa exploratória e descritiva sobre o perfil e o lugar desses arquivos com base nas instituições cariocas presentes no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos com sites e guias online, para quantificar e identificar os arquivos privados de entidades coletivas custodiados. Resultados: Análise dos arquivos de entidades coletivas privadas custodiados face ao número de arquivos privados pessoais, as características que possuem e a sua categorização em termos temáticos e de atividades desempenhadas por seus produtores. Conclusões: Fraca presença de arquivos de entidades coletivas privadas nas instituições de memória cariocas, inexistência de políticas de aquisição para esse tipo de acervos e risco de graves lacunas no patrimônio documental nacional. 

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
121 82 2 205

Artigo
InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação
O Papel do Bibliotecário de Referência na Construção do Letramento Informacional Acadêmico: uma Prática Intersetorial e Interdisciplinar (2014)
The Role of the Reference Librarian in the Academic Building Informational Literacy: an Intersectoral and Interdisciplinary Practice

Autores: Santos, Fabiana Pereira; Machado, Lucilia Regina de Souza

Assuntos: Interdisciplinarity; Information Literacy; Academic literacy; Reference librarian; Undergraduates; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Educação; Intersetorialidade; Interdisciplinaridade; Letramento informacional acadêmico; bibliotecário; Alunos de graduação

Resumo: Este relato de experiência aborda prática interdisciplinar e intersetorial exercida por bibliotecários, professores e graduandos na busca da construção do letramento informacional acadêmico na vivência universitária, mais especificamente da busca do domínio de capacidades para desvendar o universo informacional acadêmico. Ela focaliza, especialmente, a atividade e o saber-fazer de bibliotecários de referência tendo em vista tornar essa prática parte integrante do conjunto de outras que buscam ajudar e incentivar os graduandos a serem sujeitos criativos, autônomos e críticos. Esse é um desafio fundamental posto pela sociedade contemporânea ao qual a universidade deve responder. Ele coloca aos bibliotecários de referência uma tarefa nova, o exercício da função de educar, embora não tenham recebido formação específica para isso. Para tratar dessas questões, este relato discute a importância do conceito de letramento informacional para as práticas sociais no contexto de globalização e para a produção e o desenvolvimento de trabalhos validáveis no universo acadêmico. Considera a disseminação crescente do uso e desenvolvimento das TICs no universo acadêmico e suas implicações com novas demandas para alunos, professores e profissionais inseridos nesse contexto. São questões ainda pouco exploradas pela literatura e que precisam ser respondidas. Essa lacuna evidencia a importância deste relato como matéria que requer mais estudos.  

DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i2p142-163

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
162 6 9 177

Artigo
InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação
Entrevista: Eduardo Ismael Murguia (2014)
Interview: Eduardo Ismael Murguia

Autores: Mostafa, Solange Puntel

Assuntos: Information Science; Eduardo Ismael Murguia; Ciência da Informação

Resumo: Entrevista: Eduardo Ismael Murguia

DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i2p164-184

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
135 11 18 164

Artigo
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - v.13 - n. - p.80
A atuação da assessoria à rede de bibliotecas do sistema FIRJAN: gestão, incentivo a inovação e criatividade (2017)

Autores: Palma, Bernardo José de Oliveira (Bibliotecário do Sistema FIRJAN e mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Pimentel, Daisy Margareth Alcáçova de Sá (Bibliotecária do Sistema FIRJAN e mestranda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Assuntos:

Resumo: Apresenta o trabalho de assessoria junto à Rede de Bibliotecas do Sistema FIRJAN. Descreve a composição da Rede, instalada nas Unidades do SESI e SENAI Rio e comunidades pacificadas no município do Rio de Janeiro. Enfatiza os dois principais pilares de atuação da assessoria: gestão e capacitação. Aponta quais são, como são estruturadas e como acontecem as capacitações para as equipes da Rede. Finaliza mostrando a dinâmica de atuação da assessoria na padronização de trabalhos técnicos, acompanhamento de projetos e ações desenvolvidas na Rede.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
86 74 2 162

Artigo
InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação
Editorial (2017)
Editorial

Autores: Almeida, Marco Antonio de

Assuntos: Information Science; InCID; Revista de Ciência da Informação e Documentação; Ciência da Informação

Resumo: InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, mar./ago. 2017

DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p1-3

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
130 17 8 155

Artigo
Revista ACB - v.24 - n.1 - p.70
Patrimônio bibliográfico: a experiência de uma biblioteca de museu narrada por seus profissionais (2019)

Autores: Silveira, Clarissa Afonso (Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap)); Troglio, Lucas (Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.)

Assuntos: Museu dos Capuchinhos; Biblioteca; Livros raros; Ações educativas;

Resumo: O texto trata da experiência de um ano de atividades na Biblioteca do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo deste artigo foi refletir sobre as possibilidades de ampliação do envolvimento do variado público do Museu com o seu acervo de livros raros, através de ações educativas franqueadas à comunidade. Nesse sentido, apresentam-se os recursos humanos e materiais do Museu e da sua Biblioteca e as particularidades técnicas e políticas com respeito ao trabalho envolvendo o patrimônio cultural. Como conclusão, evidencia-se a necessidade de um esforço permanente para ajudar a comunidade a melhor conhecer e interagir com o acervo da Biblioteca do Museu, como determina a missão da instituição.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
96 24 30 150

Artigo
Cadernos de Informação Jurídica (Cajur)
Contra o preconceito: escrita e leitura dentro e fora: algumas experiências milanesas (2019)

Autores: Secchi, Roberta

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
106 30 8 144

Artigo
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - v.13 - n.2 - p.78
Preservação de documentos digitais: reflexões sobre as estratégias de refrescamento (2017)

Autores: Santos, Henrique Machado dos; Flores, Daniel (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))

Assuntos: Refrescamento; Preservação digital; Obsolescência tecnológica; Documento digital

Resumo: O advento das tecnologias da informação ocasionou a demanda por documentos digitais, com isto, uma quantidade significativa de documentos com necessidades de preservação em longo prazo começou a ser produzida exclusivamente em meio digital. Entretanto, o cenário das tecnologias é marcado por constantes avanços que vão deixando as tecnologias obsoletas em ciclos cada vez mais curtos. Este artigo aborda as manifestações da obsolescência em nível de suporte e tem como objetivo realizar uma reflexão sobre as estratégias de refrescamento. Desta forma, são enfatizadas práticas desta estratégia que minimizam os impactos da obsolescência tecnológica. O método utilizado consiste na revisão de materiais previamente publicados, os dados coletados são analisados de forma qualitativa e posteriormente discutem-se as vantagens e desvantagens do refrescamento. Por fim, destaca-se o papel fundamental do refrescamento na preservação em longo prazo e apontam-se algumas limitações quanto a sua implementação.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
94 21 25 140

Artigo
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - v.11 - n.2 - p.71
A evolução da temática competência informacional no Brasil: um estudo bibliográfico no período de 2006 a 2013 (2015)

Autores: Trein, Juliane Marlei (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)); Vitorino, Elizete Vieira (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))

Assuntos: Information Literacy; Information Literacy – literature review; Information Literacy - Brazil;

Resumo: Apresenta e analisa o desenvolvimento da literatura sobre a Competência Informacional no Brasil no período de 2006 a 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo bibliográfico nos principais periódicos científicos e eventos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Identifica qual a expansão do tema em termos de quantidade de publicações existentes, considerando exclusivamente as que estão disponíveis online. Revela a evolução da temática por meio de resultados, expondo o total de publicações localizadas. A pesquisa apresenta abordagem quali-quantitativa, visando quantificar os dados encontrados, descrevê-los e interpretá-los. Os resultados obtidos foram satisfatórios, revelando um crescimento bastante significativo da temática no cenário brasileiro.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
99 24 10 133

Artigo
InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação
Panorama atual dos Repositórios Institucionais das Instituições de Ensino Superior no Brasil (2013)
Institutional Repositories at Brazilian Higher Education Institutions: current overview

Autores: Murakami, Tiago Rodrigo Marçal; Fausto, Sibele

Assuntos: Institutional Repositories; Higher Education Institutions; Brazil; Repositórios Institucionais; Instituições de Ensino Superior; Brasil

Resumo: O cenário atual de repositórios digitais mundialmente distribuídos estimula estudos diversificados com os quais esse trabalho visa contribuir, objetivando um levantamento dos repositórios de instituições de ensino superior no Brasil, verificando a eficácia de uma ferramenta experimental no tratamento e análise dos dados e usando como fontes os diretórios Registry of Open Access Repositories (ROAR), Directory of Open Access Repositories (OpenDOAR), Diretório Luso-Brasileiro de Periódicos e Repositórios de Acesso Livre e a lista L_repositories. A ferramenta experimental Google Fusion Tables foi aplicada nos dados dos repositórios institucionais pesquisados, categorizando suas principais características: Instituição mantenedora, Natureza da instituição, Local, Região geográfica, Software adotado e sua versão, adoção do padrão Dublin Core e quantidade de trabalhos disponibilizados na data do estudo. Foram identificados 49 repositórios que em agosto de 2013 disponibilizavam 396.881 itens, sendo as instituições federais as com maior povoamento e o repositório LUME o primeiro em volume de itens; a região Sudeste com o maior número de repositórios e volume de itens disponibilizados; o DSpace o software predominante, com maior utilização da versão 1.6.2 e o padrão de metadados Dublin Core em todas as aplicações desse software. Este estudo comprovou a eficácia e utilidade do Fusion Tables, permitindo caracterizar o panorama atual de repositórios de instituições de ensino superior no Brasil. Os resultados foram disponibilizados em um Catálogo de Repositórios de Instituições de Ensino Superior no Brasil e um Mapa interativo dos Repositórios de Instituições de Ensino Superior no Brasil.

DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i2p185-201

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
98 21 10 129

Artigo
Perspectivas em Ciência da Informação - v.22 - n.2 - p.175
Preprints na comunicação científica da Física de Altas Energias: análise das submissões no repositório arXiv (2010-2015) (2017)

Autores: Alvarez, Gonzalo Rubén (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)); Caregnato, Sônia Elisa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))

Assuntos: Comunicação científica; Preprints; Open Access; Física de Altas Energias;

Resumo: A circulação de preprints na Física de Altas Energias (FAE) remonta a mais de meio século, tendo como objetivos principais acelerar o processo de comunicação científica entre os pares e estimular o acesso livre à literatura especializada da área. O artigo analisa o conjunto de preprints submetidos às diferentes categorias FAE do repositório temático especializado arXiv no período 2010-2015 que foram posteriormente publicados em revistas peer review. Os indicadores bibliométricos demonstram a potencialidade dos preprints como canal precursor de difusão de resultados científicos visto que 70% das submissões foram em seguida absorvidas pelas principais revistas da FAE. Conclui que o êxito alcançado pelas iniciativas Open Access arXiv e INSPIRE-HEP favoreceu o intercâmbio de informações e conhecimentos entre os pesquisadores. O modelo proposto pela FAE pode incentivar cientistas de áreas com características similares a instalarem repositórios e bancos de dados de preprints para suas disciplinas com o intuito de fortalecer a comunicação das descobertas científicas.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
63 55 3 121

Artigo
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - v.15 - n. - p.92
Uma profissão feminina, mas não feminista? Representatividade de gênero na gestão dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia no Brasil (2019)

Autores: Kramer Pereira Muller, Luciana; Soares Martins, Carlos Wellington

Assuntos: Gender; Feminism; Representativeness; Librarianship

Resumo: A presente pesquisa, de método qualitativo e que utilizou análise bibliográfica,  documental e de conteúdo, analisa a representatividade de gênero na Biblioteconomia. Os dados analisados são oriundos dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB). Observa que, dentre profissionais registrados no Brasil no mês de março (período de levantamento de dados), 82% são mulheres e 18%, homens. Verifica, ainda, que dentre os membros de CRB o percentual de mulheres cai para 75%, nas Diretorias para 70% e na Presidência do órgão para 50%, diferença discrepante diante da totalidade. Discute, à luz do referencial teórico e correlacionando com pesquisas anteriores sobre o mesmo tema as relações existentes na predominância de homens na atuação política, bem como a linguagem sexista que generaliza no masculino, independente da grande representatividade feminina. Conclui que o debate necessita de um maior espaço de discussão e que a pesquisa deve ser ampliada.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
98 5 13 116

Artigo
Informação & Informação
Interdisciplinaridade e formação do bibliotecário para atuação em Bibliotecas Escolares (2018)

Autores: Martins, Sabrina (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)); Karpinski, Cezar (Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA))

Assuntos: Ciência da Informação - Bibliteconomia; Bibliotecas escolares, Formação profissional, Análise comparativa, Competências profissionais, Interdisciplinaridade

Resumo: Introdução: Desde a publicação do Manifesto, no ano de 1999, e das Diretrizes para Bibliotecas Escolares, em 2005, ambas da IFLA/UNESCO, o bibliotecário passa a ocupar uma posição primordial no processo educativo da escola. Desta forma, o bibliotecário deve dispor suas habilidades e competências informativas ao aprendizado do aluno, no processo de aprender a aprender e de transformar a informação em conhecimento.Objetivo: Fomentar a reflexão sobre a singularidade pedagógica da BE e se o perfil atual do bibliotecário atende essas especificidades.Metodologia: Pesquisa bibliográfica e análise comparativa de documentos norteadores da formação de bibliotecários e Bibliotecas Escolares.Resultados: Discussão sobre as funções pedagógicas da Biblioteca Escolar e do bibliotecário dentro da instituição de ensino e proposições de possibilidades interdisciplinares entre as áreas da Ciência da Informação e Educação.Conclusões: Interdisciplinaridade como possibilidade eficiente na formação dos profissionais de educação e da informação para se efetivar o papel da Biblioteca Escolar. Por meio de um programa pedagógico dialógico entre educadores e bibliotecários, a biblioteca atua como espaço de integração entre informação e conhecimento, promovendo sua função de desenvolver a imaginação e a cidadania dos seus usuários.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
84 20 4 108

Artigo
InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação
Mediation and information literacy: propositions for the construction of a protagonist librarian profile (2015)
Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista

Autores: Farias, Maria Giovanna Guedes

Assuntos: Social protagonism. Librarian. Mediation of information. Information literacy.; Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação; Protagonismo social; Bibliotecário; Mediação da informação; Competência em informação

Resumo: Presents propositions, from a research project in progress for the development of a protagonist librarian profile, with the subsidies the theoretical and conceptual constructs of mediation and information literacy. Employs as a methodological resource review of literature classics and contemporary authors on the thematic focus as well as the teaching experience in the discipline of information services. We conclude that to understand the need to integrate multiple knowledge using the concepts of information mediation, developing a set of knowledge and skills (skills), the librarian may feel increasingly prepared to meet the needs of users, and this shape, feel protagonist of their work activities, preparing users to become progressively independent in accessing and using the information they need, thus promoting actions that benefit everyone, librarians and users of information services.

DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p106-125

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
83 8 14 105

Artigo
InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação
Em busca dos temas perdidos (2014)

Autores: Lemos, Antonio Agenor Briquet de

Assuntos: Ciência da Informação; Briquet de Lemos; Fórum Formação do Profissional da Informação; Desafio Contemporâneo

Resumo: Apresentação feita no fórum Formação do Profissional da Informação: Desafio Contemporâneo, no dia 26 de maio de 2014, organizado pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i2p34-50

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
54 15 36 105

Artigo
InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação
A “historical bibliographical impression” of Comenius: from culture to print culture in the Comenius´s book (2017)
Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comeniana

Autores: Silva, Roge Cavalcante da; Saldanha, Gustavo Silva

Assuntos: Information Science; Book; Book Philosophy; Comunius; Print culture; Ciência da Informação

Resumo: The research is part of the project "Historical Epistemology of library and informacion science thought: the language web between institutions, concepts, artifacts and inter-subjects", developed in the context of the Library Science School from the Federal University of the State of Rio de Janeiro (Unirio). The study includes two main axes: a) a historical epistemology, interested in a look at the ways in which the ideas are established in the changing time-space, and b) a philosophy of culture, oriented for the concepts and the built of the cultural dynamics. The theoretical framework is established from originating sources of the fields Library & Information Science, Education and History (more specifically, studies of the History of Book domain). As a methodological approach, carried out historical-bibliographical study, focusing on bibliológico thought, with a view to understanding the cultural margins of influence of print culture in pedagogical thinking of Johann Amos Comenius (1592-1670). Part of the results of a larger study, the general approach of the study sought to demarcate the clear indications of print culture in the development of concepts of Philosophy of Education present in the greatest work of Comenius, the Didactica Magna, in 1657. The conclusive directives seek to prove the theoretical modes of influence of a Book Philosophy and your the sociocultural impact on modern thought

DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p4-23

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
64 32 1 97

Artigo
Revista ACB - v.21 - n.3 - p.62
Afrocentricidade: discutindo as relações étnico-raciais na biblioteca (2016)

Autores: Gomes, Elisangela (Universidade Federal de Goiás (UFG))

Assuntos: Papel social da biblioteca; Relações étnico-raciais; Afrocentricidade;

Resumo: Este artigo investiga o potencial da/o profissional bibliotecária/o atuante em bibliotecas para a promoção da equidade racial através do pensamento afrocêntrico. Tem como objetivo analisar o papel social da biblioteca e discutir a temática étnico-racial dentro da proposta de recursos e serviços já oferecidos, sendo esses mediados pela/o bibliotecária/o no oficio cotidiano da profissão. Como procedimento metodológico, o devido trabalho utiliza-se da pesquisa exploratória com a finalidade de compreender os conceitos e características da filosofia afrocentrada e sua aplicabilidade no ambiente da biblioteca, no que tange o conhecimento, valorização e disseminação da história e cultura afro-brasileira e africana.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
70 13 3 86

Artigo
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - v.15 - n.2 - p.90
Diretrizes para uso de mídias sociais nas bibliotecas universitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE (2019)

Autores: Catoni Custódio Maciel, Camila Emilia (SENAC RIO DO SUL); Trevisol Neto, Orestes (UDESC/UNOCHAPECÓ)

Assuntos: Guidelines; Social media; Academic libraries

Resumo: Investiga a presença de diretrizes para uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias do sistema ACAFE. Apresenta o quantitativo de bibliotecas universitárias que estão presentes nas mídias sociais e analisa as mídias sócias que são mais utilizadas por essas unidades informacionais. A pesquisa tem caráter exploratório, adota abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e bibliográfica, seu universo é composto de 16 universidades do sistema ACAFE e seu corpus envolve os sites das universidades e seus documentos institucionais, e as respectivas bibliotecas universitárias. Constata-se que os manuais de uso de mídias sociais recuperados são institucionais, ou seja, criados pelas universidades, sendo que nenhuma das 56 bibliotecas (centrais e setoriais) pesquisadas apresentam documento próprio. Percebe-se a presença das bibliotecas nas mídias sociais, sendo que o Facebook é a rede social digital mais utilizada, onde 30 das 56 bibliotecas universitárias possuem fan page e 1 utiliza um perfil, em contrapartida as demais mídias analisadas são pouco exploradas. Conclui-se que a presença nas mídias sociais pode contribuir para expandir a biblioteca a um espaço de experiência, criatividade e participação ativa da comunidade. A criação de diretrizes para o uso de mídias mostra-se essencial, como boas práticas para o bom desempenho e alcance dos resultados desejados.

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
48 6 29 83

Artigo
InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação
Os acervos privados de presidentes da República no Brasil (2019)
The private archives of presidents of the Republic

Autores: Lopes, Bruna Pimentel; Rodrigues, Georgete Medleg

Assuntos: Private archives; Presidential private archives; Archival legislation; Acervos privados; Acervos privados de presidentes; Legislação Arquivistica

Resumo: Considerando as discussões atuais sobre as formas de constituição, organização e preservação de acervos privados de presidentes da República, este artigo tem como propósito sistematizar os aspectos teóricos e legais relacionados a esses arquivos, de modo a recuperar os estudos sobre a temática, procedendo-se, para tanto, ao método de revisão de literatura. Observa-se que desde a década de 1980 o Brasil tem adotado medidas que viabilizem a guarda dos acervos privados presidenciais, o que ocasionou, dentre outras providências, a promulgação da Lei 8.394/91 e seu respectivo Decreto de regulamentação. Conclui-se que a legislação em vigor possui lacunas a respeito da composição e conservação desses acervos. O Estado brasileiro, por sua vez, carece de políticas mais efetivas relacionadas às formas de consulta e acesso aos acervos privados de presidentes da república, tendo em vista, inclusive, os conflitos entre os interesses individuais e coletivos.

DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i1p64-80

Ver registro completo

Interações no Facebook
Reactions Comentários Compartilhamentos Total
65 12 5 82

Refinar busca